É possível viver sem estresse?

de 18/07/18 em Dicas que Curam, Espiritualidade, Notícias, Stress Detox

Meditação é uma das práticas recomendadas para combater estresse

O&O Academy combina técnicas ancestrais com conhecimentos científicos num workshop de dois dias sobre o tema

 

Hoje o senso comum nos diz que o estresse é inevitável. De fato, nosso organismo funciona a partir de reações provocadas por diversos estímulos. A definição médica para estresse é ‘estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbarem a homeostasia, levam o organismo a disparar um processo de adaptação caracterizado pelo aumento da secreção de adrenalina, com várias consequências sistêmicas.’

Ou seja, somos mesmo movidos a estresse.

O problema é que hoje nos mantemos nesse estado o tempo todo e, mesmo sem estímulos externos, continuamos engajados em situações estressantes nos pensamentos, revivendo estados emocionais desgastantes.

A ciência vem estudando os efeitos do estresse excessivo no organismo e as consequências comprovadas são aumento da hipertensão, maiores riscos de desenvolvimento de doenças autoimunes, doenças cardíacas, entre tantos outros problemas de saúde. O estresse também afeta a saúde mental e hoje é associado ao aumento no número de casos de depressão no mundo todo. Esse é o tema do recém-lançado livro ‘The inflamed mind: A radical new approach to depression (Em tradução livre, A mente inflamada: Uma nova abordagem radical sobre a depressão)’.  “O estresse causa uma resposta inflamatória no corpo de animais e em humanos, como se o sistema imunológico estivesse preparando o corpo para responder a uma ameaça à sua sobrevivência”, disse Edward Bullmore, autor do livro e professor de psiquiatria na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, em entrevista publicada no dia 17 de junho no jornal Correio Braziliense.

O que fazer?

Sabemos que não podemos evitar o estresse, conhecemos muitas das consequências para a saúde física, mental e emocional, mas o que fazemos para não sucumbir aos seus efeitos?

Por que o estresse não vai embora mesmo depois das férias, após ir para a academia ou mesmo com ajuda de remédios para combater o problema?

Existem diversas abordagens e técnicas para aliviar o problema, mas a realidade é que nessa batalha contra o estresse nós estamos perdendo, e feio.

Talvez seja esse o motivo de o estresse ser considerado como componente inevitável da vida moderna.

O místico e o científico

As pesquisas científicas comprovam os efeitos do estresse no corpo e, cada vez mais, têm dedicado espaço para verificar os efeitos de práticas ancestrais no bem-estar físico e emocional.

Meditação, cultivo de estados emocionais como felicidade, auto-conhecimento, respiração, equilíbrio nas atividades cotidianas, relaxamento. Conhecimentos ancestrais são cada vez mais recomendados para tratamento e manutenção da saúde. E no combate ao estresse, essa abordagem que combina o antigo com o moderno, o místico com o científico é tema do novo curso da O&O Academy, na Índia.

Diferente da abordagem convencional para liberação do estresse, que normalmente se mostra superficial, o workshop Stress Detox promove uma imersão de dois dias em técnicas ancestrais para liberar o estresse acumulado em camadas mais profundas – do corpo físico, da mente e também do corpo energético. Esse conceito do corpo energético faz parte dos conhecimentos místicos da Índia e é reconhecido por praticantes de acupuntura, medicina chinesa, entre outros.

Criado por Krishnaji e Preethaji, fundadores da O&O Academy, o workshop Stress Detox ensina meditações fáceis de praticar e processos de grande sabedoria que resultam numa experiência que ajuda a superar a insônia, a ansiedade, a falta de atenção, frustração e a ganhar um coração mais leve, grande vitalidade no corpo e uma maior capacidade para manter foco nos assuntos mais relevantes da vida.

 

 

 

Comente aqui!

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui.