Meu detox alimentar de 21 dias

de 20/08/19 em Casa e Comida, Dicas que Curam, Stress Detox

Procurei uma nutricionista para fazer ajustes na minha alimentação.  Só havia me consultado com uma nas minhas duas gestações, com objetivo específico de me manter saudável na gravidez. Dessa vez, busquei uma profissional com experiência em nutrição vegetariana e marquei a consulta.

Minha questão principal era corrigir uma disfunção metabólica identificada há dois anos. Meus exames de sangue revelaram resistência à insulina e, mesmo com dieta e exercícios físicos, não obtive mudança no quadro após um ano.  

Para evitar tomar remédios para resolver o problema, decidi seguir um plano de reeducação alimentar com foco no controle da produção da insulina.

Antes de iniciar uma dieta, a nutricionista Vanessa Ary sugeriu que eu fizesse um detox alimentar de 3 semanas. Afinal, o acúmulo de toxinas vindas da alimentação, produtos químicos, cosméticos, ar; maus hábitos alimentares que podem gerar desequilíbrio na flora intestinal e inflamações poderiam ter colaborado com meu problema de saúde e também seriam empecilho à absorção adequada de todos os nutrientes dos alimentos. Ou seja, sem limpar o organismo antes, talvez uma mudança na dieta surtisse pouco efeito.

Adiei o início do detox porque iria viajar de férias com minha família. Enquanto isso, encomendei as fórmulas, vitaminas, tinturas de limpeza, enfim todos os suplementos que seriam auxiliares nesse detox. Na volta, programei o início para o dia 30 de julho, quando me dei conta de que estava há uma semana do meu aniversário. Mas pensei ‘vamos nessa, não dá para ficar adiando!’. Afinal, sempre haverá uma desculpa para cortar glúten, laticíneos, acúçar e álcool da dieta.

A primeira semana foi focada no detox dos rins, a segunda, dos intestinos e a última, focada na desintoxicação do fígado.

Consumi muitos sucos, principalmente o verde todas as manhãs, preparei vitaminas com frutas, raízes e sementes e me alimentei apenas de leguminosas, grãos, legumes e verduras. 

Fisicamente, precisei lidar com o desconforto da fome, principalmente pelas manhãs, já que troquei meus fartos cafés da manhã pelo suco verde; com a disciplina de tomar as fórmulas e vitaminas nos horários corretos ( o que foi complicado nos dias em que eu tinha muitos compromissos) e com o desejo de consumir alguns alimentos aos fins de semana, quando os programas incluíam padaria, pizzaria, festas de aniversário e jantares.

Mas me controlei e me mantive fiel ao cardápio do detox. 

Quanto à alimentação, para mim foi fácil criar novas receitas veganas, já que amo combinar especiarias, temperos, ervas  e tenho um bom acervo aqui em casa, entre minha pequena horta e os temperos que trago das minhas viagens pelo mundo.

Logo na primeira semana, percebi uma mudança positiva na disposição, no peso, com dois quilos a menos, e nos pensamentos. Comecei a notar mais rapidamente quando começava a me engajar em pensamentos negativos e repetitivos. A disposição física refletiu na mente. 

Lembrei dos ensinamentos dos meus professores na O&O Academy, na Índia, que recomendavam a escolha cuidadosa dos alimentos, sugeriam jejum durante muitos processos e pediam para que observássemos nossos pensamentos.

Quando estava lá, era fácil perceber. Agora, pude, com o detox alimentar, ter uma percepção clara do impacto que os alimentos tem sobre a natureza dos nossos pensamentos.

Na segunda semana, na desintoxicação do intestino, fiquei um pouco cansada, principalmente porque precisei pular alguns lanchinhos, devido aos compromissos diários.

A terceira começou com um pouco de ansiedade, pois estava indo para reta final. Foi a semana de desintoxicação do fígado. Passou rápido e cheguei ao dia em que fiquei em jejum por 18 horas. Senti bastante fome, até porque as refeições anteriores foram bem leves. 

O penúltimo dia foi o mais complicado, porque a limpeza do fígado é um pouco desconfortável. Dormi mal, com as idas as banheiro e com enjôo durante o proceso.

No último dia, ainda fiquei um pouco indisposta, me recuperando do jejum prolongado e do cansaço da noite mal dormida. Mas, hoje ao 21º do detox, cumpri os prazos e metas e estou feliz.

Ao longo de todo o processo, também fiz massagens com óleos essenciais, escalda-pés, apliquei argila na região do corpo correspondente aos órgãos em tratamento e meditei muito. Principalmente enquanto cozinhava. Precisei prestar ainda mais atenção à combinação dos alimentos, ao tempo de cozimento, aos temperos que iriam potencializar os nutrientes de cada um deles.

Agora, inicio a fase de reintroduzir os alimentos, pouco a pouco, para perceber os efeitos no organismo. Mas, principalmente, vou ficar atenta aos efeitos sobre mes pensamentos. 

Como já dizia o ditado em latim, Anima Sana in Corpore Sano.

Namastê!

5 sinais de que o estresse está afetando sua vida

de 19/08/19 em Feng Shui da Vida Real

Sabemos de muitos efeitos do estresse sobre o corpo e sobre a mente. O que muitos desconhecem é que ele se acumula no corpo, na mente e também em outros corpos sutis, os corpos energéticos, conhecidos por diversas culturas orientais. 

A O&O Academy, escola de meditação e sabedoria, na Índia, ensina como combater estados estressantes de maneira eficiente. Para se ter um ganho real na qualidade de vida, é preciso desintoxicar o corpo físico, mas também o mental e os corpos energéticos. 

Conheça alguns dos principais sintomas de que o estresse se acumulou também nos corpos sutis.

1- Desconforto físico, doenças e envelhecimento precoce

2- Perda de expressão criativa, sensação do bloqueio, dificuldade para encontrar soluções para problemas simples e complexos

3- Não consegue superar mágoas, insultos e se sente preso pelas emoções

4- Vida é encarada como uma luta e todas as conquistas parecem uma difícil batalha

5- A vida se transforma em uma experiência mecânica e quase não há alegria em nenhuma experiência, mesmo com as pessoas amadas.